17ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2013 da Câmara de Vereadores de Portalegre-RN

0 comentários
Brasão da Cidade Portalegre RN (Não há logotipo da câmara)
A sessão foi realizada a partir das 16h do dia 14 de junho de 2013.
Na plateia: Eu, o blogueiro Rafael Pereira e o presidente da Câmara de Vereadores de Riacho da Cruz, o senhor Claudio Uberlanio de Sá, mais conhecido como “Borracheiro” (DEM).

Presentes todos os vereadores>
A Comissão de Constituição e Justiça apresentou, de acordo com a orientação do Assessor Jurídico da Câmara,  parecer favorável à aprovação do  projeto de lei 009/2013, que versa sobre a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado e Sustentável,  desde que feitas as  correções na grafia dos parágrafos, de acordo com a boa técnica legislativa. O parecer indicou quais seriam tais correções.
O projeto foi colocado para discussão em plenário: O Projeto foi aprovado por unanimidade, com o compromisso da Comissão de Redação Final fazer as alterações necessárias, de acordo com o parecer do Assessor Jurídico, e também com o compromisso da Mesa Diretora apresentá-lo novamente em plenário, para que seja feita a leitura e confirmação das alterações antes de enviá-lo para ser sancionado ou vetado pelo Prefeito.
O vereador Adalberto solicitou ao Presidente da Câmara, veredor Neto do Padre,  cópia do parecer jurídico para anexar à cópia do projeto a ser corrigido. A solicitação foi aceita.
Com a palavra:
Vereador Adalberto: Cumprimentou a plateia e falou da importância do acompanhamento e divulgação do trabalho do vereador. E convidou,  em nome da Administração de Riacho da Cruz,  a todos os presentes para participarem do São Pedro de Riacho da Cruz, que se realizará dia 27 e 28 de junho.
Vereador Afrânio: Registrou sua participação na eleição do Sindicato dos Trabalhadores e parabenizou o presidente eleito por chapa única, Canindé Albino. Dos 337 votos,  334 foram a favor da aprovação da chapa, com quarenta componentes. Registrou também o falecimento da senhora Amélia, a mais idosa de nosso município, falecendo aos 108 anos de idade. Amélia que viveu muito e sofreu muito com o problema da fome, deixou um exemplo de luta para alimentar seus filhos.
Vereador, presidente,  Neto do Padre: Em relação ao transporte de estudantes, disse que esteve com o Secretário Municipal de Educação e este disse que em relação ao Pêga, sobre  a questão dos alunos estarem sendo transportados muito cedo, a antecipação está sendo de apenas 15 minutos e deixou aberto o convite a qualquer vereador ou comissão  para se reunir com o Prefeito e tratar desta questão. Quanto ao Bom Jardim,  o vereador disse que o  Secretário prometeu que a partir da primeira semana de julho, deste ano, as estradas serão arrumadas e o ônibus que faz o percurso, Chapada, Serrinha e Genipapeiro, também passará pelo Bom Jardim. 

Vereador Afrânio: Reforçou que também entrou em contato com o Secretário de Educação para tratar a respeito do transporte escolar.
Vereador, presidente, Neto do Padre: Pediu que o primeiro secretário lesse uma carta de uma aluna da UERN, Maria das Candeias Silveira de Morais, que solicita, para fins de pesquisa escolar,  uma cópia da ata que registrou a aprovação do projeto de lei que autorizou a adesão do Município de Portalegre ao Consórcio que implantará os aterros sanitários do Alto Oeste. Foi consenso da casa que o Orientador Pedagógico da aluna deve  enviar um ofício à Câmara para que a cópia possa ser liberada.
O vereador Adalberto abriu a discussão a respeito do mau uso dos carros de propagandas que atrapalham cursos, cultos, reuniões, missas, aulas e inclusive as Sessões da Câmara. O vereador chegou inclusive a sugerir a criação de uma lei municipal. 
Após a sessão houve participação da plateia na discussão a respeito da questão do abuso dos carros de propagandas.
O Vereador visitante de Riacho da Cruz, o senhor Claudio Uberlanio, lembrou que já há uma lei federal que trata desse assunto. A questão talvez não seja criar uma lei municipal e sim fazer valer a lei existente. 
O blogueiro Rafael Pereira disse que em Mossoró esse assunto já está em discussão e que poderíamos levar em conta algumas soluções encontradas pelos mossoroenses. 
Eu sugeri que o vereador Adalberto Rego solicite uma audiência pública, onde todos os Poderes e a comunidade em geral possam discutir e chegar a uma solução para o problema.
OPINIÃO 
Aqui queremos destacar a participação do blogueiro Antonio Sobrinho na maioria das seções do plenário e agradecer pela liberação dos seus post para esse blogueiros que vós fala. Também destacamos o trabalho do Senhor Vereador Afrânio Lucena, Parabéns amigo o seu trabalho é Brilhante! Também ressaltamos a maestria com que a Oposição da cidade é liderada pelo Senhor Vereador Adalberto Rêgo ( Tá muito estilo viu amigo? rsrs Parabéns), aqui aproveito e parafraseio o amigo em uma fala que me chamou bastante atenção, " Se é para o Bem de Portalegre, nós estamos de acordo. Pois só queremos o bem da Cidade! Adalberto Rêgo", ressaltando ainda o lider da oposição que valoriza a sabedoria com que a câmara de Vereadores vem sendo liderada pelo Presidente Euclides Luiz Pereira Neto ( Neto do Padre), isso só mostra que em Portalegre a oposição existe e trabalha, más nem por isso desqualifica o trabalho da situação. 
Aqui também agradeço aos vereadores Paulo Andreaso, Tidinha, Ecimar Carlos e as Grandes Amigas e Vereadoras Vera (Tia vera) e a grande Dorinha Lucena, sempre que estou em Portalegre e vou as seções da câmara nos tratam com muito carinho e atenção. Sem esquecer também do meu velho amigo Neto do Padre (Painho rsrs), sucesso meu velho, Seu trabalho me surpreende e me deixa orgulhoso. 

Deixe seu Comentário:

 
Raffael Pereira © 2012 Todos os Direitos Reservados.